segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Nelson Cavaquinho - Série Documento (1972)

Vou colocar um texto legal e introdutório sobre esse senhor porque não quero me queimar desfiando indignas poesias épicas sobre ele. Ainda mais porque esqueci a minha lira. Ainda não tenho palavras para adjetivá-lo nem pretendo inventá-las. Sem comentários:

"Cabelos prateados. Uma voz de aço, com rouquidão curtida em madrugadas boêmias pelo Rio de Janeiro. Temas surpreendentes, onde a Morte é personagem assídua. Nelson Cavaquinho foi um trovador moderno, espalhando sua música e poesia pela noite carioca. Suas músicas são de uma simplicidade impressionante, como somente os grandes gênios conseguem fazer, não há um verso ou nota a mais que o necessário.

Nelson Cavaquinho é o prontaganista de diversas estórias já folclóricas era também capaz de no final de uma madrugada distribuir todo dinheiro ganho em um show pelos mendigos e prostitutas. Ficando até mesmo sem ter como pagar a condução de volta para casa. Vendia músicas e parcerias para sobreviver nos momentos mais difíceis. Inclusive esta é a razão de serem tão raras suas parcerias com o também mangueirense Cartola, que não gostou quando Nelson vendeu música que fizeram juntos." [fonte]

Do blog Prato e Faca. Valeu gente!

agora entrego-lhe na ponta do dedo o prazer de baixá-lo

Nenhum comentário: