sábado, 23 de agosto de 2008

Milton Nascimento e Lô Borges - Clube da Esquina (1972)

Sei que não sou de postar os óbvios e abusados dos blogs, da internet e que achamos em todas as esquinas. Mas pedaços do céu como esse disco que me faz quedar pasmado a cada audiência rompem minha tradição. Se eu posso dizer belo prá adjetivar um som, esse me vem a cabeça. BELO! PERFEITO! TRANSCENDENTAL! ATMOSFÉRICO! Esse disco arregimenta todas essas etiquetas quando penso nelas. Prá cantar tudo isso deveria também, claro, ser um dos mais melancólicos sons que já viajou nas frequências da minha exitência. Poesia que cai lágrima gota a gota sobre os acordes. Um disco que só alcança vistas a altura de sua verve quando levanto meus astronautas (como diria aquela sábia garota no programa do Leão) ao céu ou quando calo-os prá dentro de mim. Mas vou parar por aqui já que não sou traça para rasgar seda. Não gosto disso. Meu lado fraco, o mais poético e molhado de beleza, é que cai nessas. Sorvo esses momentos mas limito-os prá não irritar. Completo o texto com detalhes históricos sobre esse lançamento. Um pouco da cabeça de onde brotou esse girassol azul. Texto de Luiz Américo:

"Corria o ano de 1963 e um jovem carioca criado em Minas Gerais saia da cidade onde morava, a bucólica Três Pontas, e vai para Belo Horizonte, a capital do Estado em busca de novas oportunidades e sonhos a conquistar. Foi com esse intuito que Milton Nascimento partiu para encontrar seu rumo. Ao chegar à capital das alterosas foi morar numa pensão no edifício Levy, situado na Avenida Amazonas. Lá tomou contato com outros jovens da família Borges que como ele também buscavam seu caminho na estrada da vida. Nessa ocasião Milton já participava com seu companheiro Wagner Tiso de um conjunto denominado W's Boys e ao enturmar-se com os irmãos Borges, principalmente com Márcio Borges, que também já faziam suas experiências sonoras no campo da composição e da poesia, surgiu uma amizade que iria gerar num futuro muito próximo um dos mais belos movimentos musicais da canção brasileira.

A amizade com Márcio Borges trouxe ao convívio de Milton Nascimento outros jovens mineiros como Tavinho Moura, Fernando Brant, Ronaldo Bastos, Beto Guedes, além de Lô Borges, irmão de Marcio e que desde menino demonstrava muito talento.

A ambiência musical e política brasileira nos anos sessenta era propícia ao surgimento de movimentos culturais contestadores e renovadores, destacando-se entre eles a Tropicália liderada pelos baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil. Nessa época os festivais de música popular eram a oportunidade que jovens artistas tinham para mostrar seu trabalho e consolidar a carreira. Foi o que fez Milton Nascimento ao se inscrever no III F.I.C. Festival Internacional da Canção Popular, conquistando o 2º lugar na parte nacional com a música "Travessia", feita em parceria com Fernando Brant.

Paralelo à sua atividade em outros palcos, Milton continuou freqüentando um pequeno boteco situado na esquina da rua Divinópolis com a rua Paraisópolis, no bairro de Santa Tereza, Belo Horizonte, onde com os amigos de boemia e música faziam um novo som que o Brasil inteiro logo iria aplaudir, deixando marcas profundas na história da nossa canção popular. Essa confraria de amigos foi batizada de Clube da Esquina, em função do local e das constantes reuniões ali formadas que mais pareciam mesmo um clube onde todos iam discutir temas de interesse mútuo.

Estávamos nos fins da década de sessenta e alguns dos integrantes do Clube já davam demonstrações da sua força poético/musical, não só na capital mineira, mas também no cenário nacional, sendo o seu integrante mais ilustre Milton Nascimento. Mas o talento de Milton por si só não seria suficiente para renovar e impor um novo modelo ao cenário musical e seus parceiros já estavam prontos, e o repertório também, para realizar um trabalho que iria dar uma nova visibilidade à música brasileira, e foi justamente entre os anos de 1970 e 1971 que eles se reuniram e prepararam um número de canções que pretendiam lançar num álbum duplo, uma façanha para a época.

Esse lançamento ocorreu em 1972 com o disco Clube da Esquina, um marco da música popular brasileira, inaugurando e consolidando ao mesmo tempo um movimento musical que trouxe a nossa canção renovação estética e melódica, onde se fundiam ritmos e tradições mineiras brasileiríssimas, numa mistura de rock progressivo com música popular, resultando num trabalho tecnicamente perfeito e de qualidade excepcional Entre os destaques do álbum podemos citar as canções "Tudo que você podia ser", "San Vicente", "Cais", "Nuvem cigana", "Cravo e canela", "Nada será como antes", "Paisagem da Janela", "O trem azul" e "Um girassol da cor de seu cabelo", músicas que já fazem parte de nossos clássicos contemporâneos e que o tempo não as deixa envelhecer.

Com direção musical de Lindolfo Gaya, e orquestrações de Eumir Deodato e Wagner Tiso o LP Clube da Esquina abre um novo caminho na música popular, revelando em suas canções um regionalismo de conotação universal, emocionando a todos que o ouvem, sentindo pulsar fortemente o espírito da tradição mineira tão bem revelada. Se a Tropicália trouxe para o Brasil o nosso sentimento nativista com as cores e a irreverência da Bahia, o Clube da Esquina consolidou um modelo de renovação musical, com um grupo de notáveis poetas/compositores, demonstrando com competência a multiplicidade de nossas tradições artísticas realizando a trilha sonora de nossa nacionalidade, so que desta vez com um pouco de tutu, feijão com couve, torresmo e frango com quiabo, em vez do acarajé e vatapá, uai!"[fonte]

Disco fácil de se achar na net. Olha como são as coisas: belezas raras em disposição farta. A vida deveria ser assim quando é o contrário. Esse link eu extraí do Um Que Tenha.

então ouça e reouça para não se esquecer de que nós também somos deuses

Um comentário:

Fátima Falcão disse...

Milton, o Clube de Esquina é tudo isto que Luiz falou.É um trabalho que fica para eternidade por toda sua beleza musical.
Tenho quse tudo dos mineiros. 90% em vinil.Gostaria de baixar o clube de esquina que está disponibilizado mais ele e outros discos de outros compositores só deu erro.Será que vai ter um jeitinho de conserto para a gente usufruir desse blog 10?
grata, fátima falcão.
Salvador, Bahia.