sábado, 23 de agosto de 2008

Babilak Bah - Enxadário (2006)

Esse eu penduro da prateleira dos mirabolantes do blog. Que disco é esse meu amigo! Minha amiga! O nome do cara é Gilson César da Silva. O Babilak veio do som que Gilson tira do atabaque (segundo um amigo) e Bah da esposa numeróloga pela harmonização do nome. Este é mais um cara que traz a música nos glóbulos. Tira som de quase tudo e é isso que você vai ouvir aqui meu ouvinte dedicado. O nome enxadário veio de enxada mesmo. É que o rapaz, vindo da Paraíba para BH, nas andanças ouviu gente tirar música de enxada. Gravou aquilo na cuca e quando enfim pôde gravar pôs prá fora a experiência. Mas um dos melhores discos de nossa hitória em minha opinião. Som que ficou guardado curtido dentro desse elevado artista apaixonado por literatura e cinema. Cabôco engajado que hoje nos palcos lembra dos tempos do sertão nordestino: da pobreza, das lutas socias, dos problemas envolvendo a terra. Babilak nasceu no início da ditadura, participou de movimentos negros e chegou a militar no PT. Vazou a tempo. Sua consciência cultural negra só alcançaria escopo mesmo na arte. Principalmente na música. Te lembro ainda de um disco que produziu e que me chamou a atenção deveras. Depois de uma oficina no Centro de Convivência Venda Nova em BH, para pessoas portadoras de sofrimento mental, Babilak resolve gravar um disco com alguns de seus alunos pacientes. Sai então "Trem Tan-Tan" pela prefeitura de Belo Horizonte. Sua tiragem se esgotou pelo que sei, mas estou tentando alcança-lo n'algum canto prá trazê-lo prá cá. Ouvi dizer que é surpreendente. Bem, mas está aí! Enxadário! Conheça esse trabalho que vai te impressionar e muito os ouvidos.

Mais um achado astroarqueológicogastronômicocósmico do Centro Virtual de Percussão Batuque Brasileiro.

baixe logo e pode surtar tímpanos. eles merecem

Nenhum comentário: