sábado, 6 de setembro de 2008

Guem - O Universo Rítmico de Guem (1982)

Já que o barulho vem dos tambores então fica calado e escuta o Guem. Olha umas letras te revelando o batuqueiro:

"Descendente de escravos nigerianos, Guem desistiu de ser jogador de futebol para dedicar-se a percussão tradicional africana e a música e dança de transe junto ao grupo Zaka formado por seus alunos. Um verdadeiro mestre dos tambores, Guem toca praticamente todos os instrumentos de percussão e seu interesse pelos diferentes ritmos do mundo chegou ao Brasil resultando neste disco, o álbum "O Universo Rítmico de Guem", gravado em São Paulo, junto com Daniel Slom.
Extremamente musical, o mestre se apodera muito mais das possibilidades sonoras harmônicas dos instrumentos do que das possibilidades rítmicas óbvias que os tambores oferecem. Guem, este mestre do Ayom evoca um hino harmonioso, um som que penetra em nosso ser aumentando a energia vital... para Guem, o corpo humano é o principal instrumento percussivo por carregar o ritmo da vida e ele jamais dissociou as idéias e ligações espirituais dos tambores da música que ele executa em shows e em seus discos maravilhosos...
A última faixa, "Nostalgia" é um impressionante registro de um eco dos rituais dos tambores Ayom, um solo de três Têtes (um tipo de tambor africano), onde um só músico soa como dois, ou mais.

Este LP é um encontro da musicalidade africana com a brasileira numa parceria solene entre duas das principais correntes musicais do mundo."

Disco e texto dos meus amigos do Música da Minha Gente. Dia 28 estaremos lá prá se divertir na senzala.

agora você está pronto para baixar. vai em frente!

Um comentário:

Roberto Luis Castro disse...

Esse lp foi gravado no Brasil. Isso explica a sonoridade tão familiar a todos nós. Para mim é o melhor registro do percussionista. Viva Guem!