quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Mestre Verequete - Verequete é o Rei (2007)

Meu Deus o Brasil é o país mais musical do mundo! Olha essa coisa maravilhosa que eu achei! E a coisa já antiga lá no Pará. Fica com esse texto sobre o mestre que eu agora tô ouvindo o cd. Me deixa em paz! Amém! Amém! Que sonzêra.

"Augusto Gomes Rodrigues é o nome de batismo de Mestre Verequete, nascido em Bragança, costa atlântica paraense, há 88 anos. Negro, pobre, poeta e compositor, Mestre Verequete é considerado o introdutor do carimbó – manifestação cultural originária da costa atlântica e da Ilha do Marajó (PA). O carimbó é um ritmo afro-indígena, cantado e dançado ao toque de instrumentos de pau e corda que se tornou, com o tempo, a marca registrada do Pará. Mestre Verequete é a maior expressão artística do gênero. Com onze discos gravados.

Com exceção da faixa-título, "Verequete é o Rei", composta com as batidas do tambor de mina, e o hit de domínio popular "Chama Verequete," inspirado nos rituais religiosos afro-brasileiros, o disco é todo dedicado ao chamado carimbó de raiz. Como diz o próprio mestre, "a pau e corda". Neste álbum, bem como em toda sua carreira, o mestre Verequete é acompanhado pelo excelente grupo regional Uirapuru". [fonte]

Cdzaço do blog Centro Virtual de Percussão Batuque Brasileiro. Um blog que posta milagres. Acredite!

baixe o carimbó do mestre seu peão descadeirado

2 comentários:

Adriano disse...

Atualize esse link no blog batuque brasileiro já está disponível !!

Valeuuuuu

Ennião disse...

ATUALIZADO!
VALEU!