quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Casa Fanti Ashanti - Tambor de Crioula de Taboca (2007)

Mais uma maravilha afro-brasileira que, típica do Maranhão, já anda fazendo rodas por todos os cantos do Brasil. Essa expressividade negra chegou aos meus ouvidos sedentos de folguedos do Brasil através do meu amigo Ricardo Roquete. Colaborador do blog que entrou na roda do tambor no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Maravilhado pela maravilha, me falou um pouco do que viu e ouviu. Recebi os relatos quase como uma encomenda e saí por aí procurando o calor do tum tum desses troncos de Crioula. Coisa um tanto rara de se achar é verdade, mas está aí. Mas antes de baixar a relíquia, dá uma lida nesse texto riquíssimo que eu achei da pesquisadora e especialista em lendas e mitos do Brasil Rosane Volpatto:

"Tambor da Crioula é uma das danças afro-brasileiras mais recorrentes no Maranhão, sendo caracterizada pela presença da umbigada, que recebe o nome de “punga”. Desenvolvida apenas por mulheres em formação circular, a coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos, com todo o corpo, terminando com a “punga”, batida no abdômen de outro participante da roda. A punga é uma forma de convite para que outra dançarina assuma a evolução no centro da roda. Os cantos são repetitivos, à semelhança de estribilho.

O ritmo é executado em três tambores feitos de tronco, escavados a fogo. O tambor grande é chamado Socador ou Roncador (faz a marcação para a punga); o médio, o Meão (responsável pelo ritmo); o pequeno, Pererenga ou Pirerê (faz o repicado).

Na Terra das Palmeiras buritis, carnaúbas e babaçus, é o reduto da maior miscigenação de raças de todo o país. Com o plantio do algodão os negros chegaram a essa região e, posteriormente, formaram o primeiro quilombo da região, o Quilombo de Frechal. Com eles, chegou também, toda sua tradição mítico-religiosa que, associou-se aos traços culturais dos indígenas e dos europeus. Tais aglutinamentos unidos recriaram uma nova cultura que está identificada em cada passo das danças, das rezas e das festas dessa região.

Aqui, o. Tambor de Crioula é dança de divertimento e ao mesmo tempo uma forma de pagamento de promessa a São Benedito e outros santos, organizada sobretudo pelos negros.

Realizada no contexto do catolicismo popular, é comum sua ocorrência em casas culto de tambor de mina ou umbanda em São Luís, onde costuma ser tocado ao menos uma vez ao ano, no dia 13 de maio, ou em outras datas, em homenagem a entidades religiosas que apreciam esta festa.

Em São Luís se diz que o Tambor de Crioula é feito em louvor a São Bendito, que é santo preto e gosta de tambor. Ele é sincretizado com o vodum jeje-nagô, Averequete, originário do Daomé. Diversos encantados gostam e são homenageados com Tambor de Crioula: os Pretos Velhos, o caboclo Jarioldamo, devoto de São Raimundo, Seu Antônio Luís Corre Beirada e outros, além de Averequete e de São Benedito.

O Tambor de crioula é uma manifestação que só existe no estado do Maranhão, mas que aos poucos vem se tornando conhecido e difundido pelo Brasil inteiro." [fonte]

Sobre a Casa Fanti Ashanti dá prá se falar muito também. É um casa de candomblé de São Luís do Maranhão que mantém viva a tradição de sua raiz: o Sítio do Pai João (Nagô do Recife). Os Fantis e os Ashantis eram povos da antiga Costa do Ouro, na África, atual República do Gana. É hoje a mais representativa casa de Tambor de Mina (denominação mais difundida das religiões Afro-Brasileiras no Maranhão e na Amazônia) do Brasil. Mas além dos rituais do Tambor de Mina, do Candomblé e das festas de Ogum, Oxossi, Obaluaiyê, Oxum, Oxalá, Nanã, Xangô, Oxumaré e Oyá, a Casa também realiza o Samba de Angola para os boiadeiros. Há também rituais ligados à pajelança, ao catolicismo popular (Espírito Santo) e ao folclore como o boi de Corre Beirada e o Tambor de Taboca (que aqui vai documentado no cd que você já pode baixar).

Um achado soberbo no blog Vila dos Patos. Só coisa boa por lá.

então é só clicar e baixar mais esse patrimônio musical

Nenhum comentário: