sábado, 9 de agosto de 2008

Flora Purim - Open Your Eyes You Can Fly (1976)

"This is Flora Purim's freedom album" . Frase do encarte que fala bem sobre esse disco. Em 1971, quando morava nos Estados Unidos, Flora foi presa acusada de tráfico de drogas. Ao recorrer da sentença em 1974 acabou detida passando 18 meses na prisão e 12 anos em liberdade condicional, sem poder abandonar o país. Claro que isso suscitou fortes protestos da classe artística tanto brasileira quanto americana. Flora ganhou 4 prêmios em 4 anos consecutivos de melhor cantora de jazz nesse período. Esse disco é a celebração da libardade. A moça reuniu os amiguinhos Hermeto Pascoal, Ron Carter, George Duke, Egberto Gismonti e o maridão Airto Moreira para o grito de FREEDOM sair bem afinadinho. Prá mim um de seus melhores discos apesar de, em se falando da Flora, principalmente nos anos 70, é difícil apontar algo ruim. Está aí um disco extraordinário dessa que é considerada uma das maiores cantoras de jazz da história. Por que será que aqui a gente quase não ouve falar dela? Esse meu Brasil... Conheci sua voz nos classissíssimos "Return To Forever" e "Light as a Feather" do Chick Corea. Quando fiquei sabendo que aqueles vocais atmosféricas eram de uma brasiliera eu surtei! Do melhor que você pode ouvir de jazz fusion na praça dotô. Vai por mim!

Do blogaço Telhados do Mundo. Confesso que baixo baixo baixo música lá e nunca acaba. Só sonzêra!

baixe aí e celebre a liberdade sob as asas de Flora e sua turma da pesada

Nenhum comentário: