sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Danças e Instrumentos Populares de Goiás (1979)

Já que estamos falando de resgates culturais, Goiás e folclore. Olha só essa postagem! Só mesmo a internet prá nos presentear com tais tesouros. Sem desmerecer, claro, o trabalho insuperável do selo Marcus Pereira. Esse que é o maior projeto fonográfico da história do Brasil e está hoje mofando numa mosmorra qualquer "sob a guarda" de algum mercenário da EMI. Seguindo uma política alternativa fora da grande indústria cultural de milionários e mecenato estatal ela nos trouxe discos que são a história do nosso país. Discos como esse te chegam a ouvidos, como os meus, desacostumados a ouvir tão autênticas e verdadeiras expressões das festas de um povo. O nosso povo. Deixo você com um texto da professora Yara Marques (Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás Coordenadora, Diretora de Pesquisa e Produtora Exucutiva do Disco) que traduz um pouco do valor desse registro:

" Na busca de uma possível goianidade musical, encontramos - em medida inesperada - uma riqueza e uma pureza de manifestações e pessoas quase incompatível com nossos dias. Seria impossível reunir todas as experiências em apenas três discos. É trabalho para uma vida. Ou várias vidas.
Conseguimos, porém, apresentar uma visão de instrumentos, danças e músicas populares entre o povo de Goiás. E mais importante, isto quase sempre foi realizado através de manifestações ainda vivas, espontâneas e não cerceadas.
Este disco representa o resultado do trabalho de algumas pessoas dedicadas ao estudo da cultura popular. Mas também representa a conscientização de indivíduos que fazem tal cultura - e talvez tenha sido este o aspecto mais produtivo de todo o trabalho. E são eles - os pesquisadores e os artistas populares goianos - que falam sobre o material aqui reunido. "

Diamante extraído do blog Acervo Origens. Nome adequado, não?

então baixe mais essa experiência roots

Nenhum comentário: