quinta-feira, 3 de julho de 2008

Banda de Pífanos de Bendegó - Sertão de Canudos (1997)

A Banda de Pífanos de Bendegó é originária do povoado de Canudos Velho, localizado às margens do açude Cocorobó no sertão baiano. A banda tem tradição secular, influenciada, desde fins do século XIX, pela presença indígena e africana. Seu trabalho é reconhecido nacionalmente e já ganhou diversos prêmios e editais como o Rumos Itaú Cultural 2005, o Circuito Banco do Brasil e o Circuladô Cultural, da FUNCEB.
Os integrantes da Banda de Pífanos de Bendegó se apresentam regularmente, desde 1994, repetindo uma tradição que existe desde os avós. Os instrumentos utilizados são flautas, zabumba e caixa, fabricados artesanalmente pelos próprios músicos. A banda, que tem dois CDs gravados, toca ritmos comuns da sua região de origem, como o lundu, o batuque, a retirada, o reisado e a marcha.
A banda está ligada ao projeto Sons de Canudos, que busca incentivar e preservar artistas e expressões do sertão de Canudos. O grupo, além de compor e de se apresentar, mantendo viva a cultura da região, também objetiva incentivar a continuidade da tradição entre os jovens, investindo, com o auxílio de seus integrantes, na formação de novos tocadores.
Bendegó significa “coisa descomunal” em Tupi e, além da banda, a expressão também dá nome a um povoado, a um rio e à pedra de um meteoro que caiu nas proximidades de Canudos Velho.

Texto do site da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Ótimo disco, se você gostou de Banda de Pífanos de Caruarú, vai adorar este.

baixe essa beleza

Nenhum comentário: